Clube Nora Roberts

Por favor Entre ou registe-se.

Autor Tópico: Os nomes das personagens  (Lida 16923 vezes)

Offline Cindy

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
Re: Os nomes das personagens
« Responder #60 em: Agosto 02, 2010, 05:32:49 am »
Então e Dani, Luca, Melanie, Stephanie, Aaron, Sylvie (tudo filhos de pais, ambos, portugueses.) que conheço pessoalmente, residentes em Portugal???

Eu acho que as crianças portuguesas entretanto teem nomes variadissimos, o que é bom! Shawn é realmente um nome lindo.
Claro que há limites, mas nestes nomes estrangeiros conhecidos, não costuma haver problema.  ???

Existem várias crianças portuguesas e com pais portugueses que têm nomes estrengeiros, desde que sejam aceites no registo.
Há bastante tempo atrás saiu uma noticia num jornal com a lista de nomes estrangeiros que são aceites em Portugal...

Offline TaniaM

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #61 em: Agosto 02, 2010, 05:43:51 am »
Eu gosto da maior parte dos nomes. São originais. Se bem que jamais daria um dos nomes dos livros a um filho meu. ::)

Mas em Portugal não se usam nomes dos personagens da Nora...

Eu gosto bastante dos nomes Shawn e Aidan. E, adivinhem, também gosto (imenso!) de Roarke! ;)

Então não se usam, mas poderia passar a usar-se. Os registos civis hoje em dia não são tão severos em relação aos nomes. Se bem que eu não estou com intenções de mudar a tradição. Os meus filhos teem nomes portugueses. :D Mas se alguém gosta não vejo nada em contrario... ;)

Não é verdade, o nosso registo civil é muito rigido com os nomes no caso de ambos os pais serem Portugueses. Nunca iriam deixar colocar um nome assim. Eu adoro o shawn :)

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MJ/IRN/pt/SER_atribuicao+do+nome+a+um+recem+nascido.htm
A ler: Origem do Dan Brown

Offline isa_correia

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #62 em: Agosto 03, 2010, 05:41:16 am »
Então e Dani, Luca, Melanie, Stephanie, Aaron, Sylvie (tudo filhos de pais, ambos, portugueses.) que conheço pessoalmente, residentes em Portugal???

Eu acho que as crianças portuguesas entretanto teem nomes variadissimos, o que é bom! Shawn é realmente um nome lindo.
Claro que há limites, mas nestes nomes estrangeiros conhecidos, não costuma haver problema.  ???

Essas crianças são mesmo filhos de pais portugueses, sem outras nacionalidades? Sei que quando são ambos portugueses apenas se pode colocar livros que se encontrem na lista de nomes permiidos e esses nomes são muito "estrangeiros" para isso... Por exemplo tenho uma amiga que quis colocar o nome de Victoria á filha e apenas foi possivel porque o marido é alemão, senão não permitiam, apenas aceitavam Vitoria sem c.
Jinhos e boas leituras
Isa

"A solidão não existe para o intelectual, para o homem que pensa e lê. Todos podem temê-la, menos ele o homem habituado a encontrar dentro de si o mundo."

Offline sue

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #63 em: Agosto 03, 2010, 19:34:47 pm »

Essas crianças são mesmo filhos de pais portugueses, sem outras nacionalidades? Sei que quando são ambos portugueses apenas se pode colocar livros que se encontrem na lista de nomes permiidos e esses nomes são muito "estrangeiros" para isso... Por exemplo tenho uma amiga que quis colocar o nome de Victoria á filha e apenas foi possivel porque o marido é alemão, senão não permitiam, apenas aceitavam Vitoria sem c.

Sim! Ao menos do nome Dani, sei que ouve complicações, mas os pais conseguiram, só não sei o que tiveram que fazer. Provavelmente depende dos funcionarios. Essa da Vitoria com ou sem c é mesmo demais. Na minha terra a padroeira é a Senhora das Victorias (até á bem poucos anos escrevia-se assim!) ::)
Não vemos as coisas como são, vemos as coisas como somos.

Offline Ash

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Cafe de letras
« Responder #64 em: Setembro 02, 2010, 02:07:01 am »
Acho os nomes giros! Um dos meus nomes americanos favoritos é "Campbell" como nome próprio... e imagino que possa ser estranho... para rapariga gosto de Beverly... lol

Por isso não me admiro com os nomes que a NR coloca às personagens.  :)
No Luxemburgo lê-se:  "Duplo crime" - Tess Gerritsen e "Rendida" - Sylvia Day

http://cafdeletras.blogspot.com/

Offline sue

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #65 em: Setembro 02, 2010, 03:24:34 am »
Acho os nomes giros! Um dos meus nomes americanos favoritos é "Campbell" como nome próprio... e imagino que possa ser estranho... para rapariga gosto de Beverly... lol

Campbell para rapaz, neste caso? Nunca ouvi. ???
Acho que esse é um dos criterios do registo civil, tem que se perceber á primeira de que sexo é a pessoa pelo nome, senâo só o aceitam como segundo nome. :-\

Offline Fernanda

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • http://demasiadofiisparadesistir.blogspot.com/
« Responder #66 em: Setembro 05, 2010, 07:49:41 am »

Campbell para rapaz, neste caso? Nunca ouvi. ???
Acho que esse é um dos criterios do registo civil, tem que se perceber á primeira de que sexo é a pessoa pelo nome, senâo só o aceitam como segundo nome. :-\

O actor Campbell Scott  ;)

Offline São Palma

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #67 em: Janeiro 29, 2011, 22:51:53 pm »
Depende muito do funcionário que lá está e dos livros e documentos que tem com ele... A minha cunhada, nascida há 14 anos, no concelho de Silves, chama-se Milene, porque não foi aceite Milena, que era o nome que o irmão (meu marido) tinha escolhido para ela... No entanto, já conheci Milenas com essa idade, nascidas em Portugal, com ambos os pais portugueses, só que registadas em outros Registos Civis...

Um caso caricato é o de uma amga minha que era divorciada com filhos quando conheceu o segundo marido, curiosamente com o memso nome de um dos filhos ( ou sendo assim, parecido). O marido é 5 ou 6 anos mais novo do que ela, mas de qualquer maneira, é mais velho do que o enteado... no entanto, o filho chama-se Victor e o marido é Vítor, segundo a sogra dela, porque, quando o foi registar, já não se usava o c no nome... ora, o enteado é muito mais novo... lol...

Essa mesma minha amiga teve problemas (o filho e a nora, mais propriamente) quando o neto nasceu. O nome escolhido foi Dénis e não foi aceite , nem no concelho de Faro, nem de Olhão. Aceitaram, por fim Denis, que deve ler-se como Dnis, mas eles tratam o menino por Dénis, ainda que não tenha acento... Mas com acento não aceitaram...

Também conheço quem tenha querido pôr Diego e não tenha sido aceite... Nessa mesma semana, a mesma doutora de conservatória, aceitou, para uma menina o nome Noami... >:( ... não faz sentido...

No entanto, mesmo assim, e tendo em conta que nos EUA é como no Brasil, nomes como Darcy e Ripley soam-me estranhos como nomes femininos...

EDIT: ah, em relação a nomes que possam (segundo certas normas) induzir em erro em relação ao sexo da criança, sei de um casal que quando a filha nasceu quiseram chamar-lhe Jasmim e foi-lhes dito que só era aceite enquanto segundo nome, já que é considerado um nome masculino, pois nós quando nos referimos à flor dizemos "UM jasmim"... Assim, seria aceite como segundo nome, tal como é tão comumente aceite, Maria João ou Maria José... E assim, apesar de ninguém se lembrar do seu primeiro nome nem a tratar por tal, a menina, hoje com uns 5 anos, chama-se, na realidade Ana Jasmim...
« Última modificação: Janeiro 29, 2011, 22:58:30 pm por Yara_Craft »

A beleza é a cor de que se pinta a verdade...

A ler: José Rodrigues dos Santos  , Sinal de Vida

Offline Shawn

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #68 em: Março 04, 2016, 22:03:34 pm »
Devo dizer que, talvez à parte Emmaline "Emma", não gosto dos nomes da protagonistas do Quarteto das Noivas. Mac e Parker parecem-me demasiado masculinos e Laurel não me soa muito bem.

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
  • Recicla. O mundo é o nosso jardim.
    • Ver Perfil
« Responder #69 em: Março 05, 2016, 17:33:03 pm »
Devo dizer que, talvez à parte Emmaline "Emma", não gosto dos nomes da protagonistas do Quarteto das Noivas. Mac e Parker parecem-me demasiado masculinos e Laurel não me soa muito bem.

Concordo contigo!
You never needed to hear my thoughts, Gray, because you always listened to my heart.
Dillon to Gray, in Eternal Beast, by Laura Wright

Offline Story

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #70 em: Agosto 28, 2016, 20:48:55 pm »
Na Triologia do Circulo os protagonistas têm todos nomes interessantes:

Hoyt e Glenna

Larkin e Blair

Cian e Moira

Outro nome que chamou à  atenção foi o da Dr.ªMiranda Jones da Dama Negra porque para os portugueses Miranda é tradicionalmente um apelido.
Que dias há que na alma me tem posto
Um não sei quê, que nasce não sei onde
Vem não sei como e doi não sei porquê...

Luís Vaz de Camões

Offline sue

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #71 em: Outubro 25, 2016, 20:57:53 pm »
Na Triologia do Circulo os protagonistas têm todos nomes interessantes:

Hoyt e Glenna

Larkin e Blair

Cian e Moira

Outro nome que chamou à  atenção foi o da Dr.ªMiranda Jones da Dama Negra porque para os portugueses Miranda é tradicionalmente um apelido.

Esse nome não me surpreendeu. Eu ja sou confrontada com esse fenômeno desde miúda. O meu nome de solteira é Miranda, as pessoas estrangeiras faziam sempre confusão.  ;D

'SMF 2.0.2 | SMF © 2011, Simple Machines'
Based on imPulse2 design by BlocWeb