Clube Nora Roberts

Por favor Entre ou registe-se.

Autor Tópico: Emma Donoghue  (Lida 3888 vezes)

Offline fapmoreno

• Bibliófilo
  • live the life you love, love the life you live
    • Ver Perfil
    • O Labirinto dos Livros
Emma Donoghue
« em: Maio 16, 2011, 06:29:20 am »

In many ways, Jack is a typical 5-year-old. He likes to read books, watch TV, and play games with his Ma. But Jack is different in a big way--he has lived his entire life in a single room, sharing the tiny space with only his mother and an unnerving nighttime visitor known as Old Nick. For Jack, Room is the only world he knows, but for Ma, it is a prison in which she has tried to craft a normal life for her son. When their insular world suddenly expands beyond the confines of their four walls, the consequences are piercing and extraordinary. Despite its profoundly disturbing premise, Emma Donoghue's Room is rife with moments of hope and beauty, and the dogged determination to live, even in the most desolate circumstances. A stunning and original novel of survival in captivity, readers who enter Room will leave staggered, as though, like Jack, they are seeing the world for the very first time.

Amazon Best of the Month, September 2010 - Adult Fiction

Este é outro livro que vem nas minhas próximas compras. Estou super interessada, tem muito boas críticas e além disso foi o livro do mês da Amazon, em Setembro de 2010, para ficção adulta.
Também é outro que quando chegar é logo lido. E assim que isso acontecer, conto-vos tudo.  :)
(Já estou mesmo a ver que o vou comprar já amanhã)
Filipa Moreno.

Offline sonia189

• Bibliófilo
  • Book addict
    • Ver Perfil
    • Blog
Re: Emma Donoghue
« Responder #1 em: Maio 16, 2011, 20:09:57 pm »
Parece muito interessante mas deve ser uma leitura não muito fácil, não pela linguagem, mas pelo que acontece, imagino uma data de drama..então lê lá e conta-nos.
** Sónia **

"You say the nicest things" Butch in LR
"Say the word, Qhuinn..." B to Q in LM

"You can get addicted to a certain kind of sadness" by Gotye

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
  • Recicla. O mundo é o nosso jardim.
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 16, 2011, 21:59:32 pm »
Também não me parece ser o tipo de livro que eu leia... Apesar de a sinopse ser muito interessante.
You never needed to hear my thoughts, Gray, because you always listened to my heart.
Dillon to Gray, in Eternal Beast, by Laura Wright

Offline fapmoreno

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • O Labirinto dos Livros
« Responder #3 em: Maio 16, 2011, 22:57:54 pm »
Bem, eles comparam o livro ao The Lovely Bones e esse também é um livro bastante triste, mas que não acaba mal. Eu gostei imenso desse livro e é também um dos motivos pelo qual fiquei interessada no livro.
Filipa Moreno.

Offline fapmoreno

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • O Labirinto dos Livros
« Responder #4 em: Maio 17, 2011, 03:31:29 am »
Como já estava à espera, não consegui resistir e comprei o livro. Ainda vou ler um livro antes deste, mas depois vou-vos contando a experiência.
Filipa Moreno.

Offline Laelany

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Blog
« Responder #5 em: Maio 19, 2011, 07:28:32 am »
Eu tenho este livro na minha wishlist do BD. Ando de olho nele há algum tempo...mas tenho tido receio de que a estória seja demasiado triste e pesada.
http://chmeianoite.blogspot.com/
http://www.goodreads.com/laelany

"No one can make you feel inferior without your consent" ~ Eleanor Roosev

Offline fapmoreno

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • O Labirinto dos Livros
« Responder #6 em: Maio 19, 2011, 17:27:02 pm »
Eu tenho este livro na minha wishlist do BD. Ando de olho nele há algum tempo...mas tenho tido receio de que a estória seja demasiado triste e pesada.

Hoje já começo a ler, depois digo-te qual foi a minha impressão!
Filipa Moreno.

Offline fapmoreno

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • O Labirinto dos Livros
« Responder #7 em: Maio 20, 2011, 20:57:45 pm »
O que eu posso dizer para já:

O livro é diferente de tudo o que já li até hoje, é a primeira coisa que quero salientar. Ele está dividido em 5 grandes capítulos, que neste caso se traduzem por 5 fases diferentes do percurso da Ma e do Jack.
Como diz na sinopse, a Ma e o Jack vivem num pequeno quarto e a única visita que têm do exterior é o Old Nick. Quando o Old Nick os vem visitar, a Ma esconde o Jack dentro do roupeiro.
É essa personagem que lhes leva roupa, comida e outras coisas que eles precisam e a que eles chamam Sunday Treats, que é uma lista que eles fazem com as suas necessidades.
Não quero entrar em spoilers, para não estragar a diversão de quem quiser ler, mas já se começa a perceber o que o Old Nick é, como é que ele entra na história. Esta personagem é a maior fonte de mistério no livro, sobre a qual não sabemos nada, mas que é um eixo central no enredo.
Há uma passagem na página 46, que é a primeira menção ao que esta personagem poderá significar e é muito importante para o resto da história, creio.

Nesta primeira parte, chamada Presents, a autora basicamente mostra ao leitor como é que as duas personagens fazem a sua vida apenas naquela divisão, mostra-nos a sua rotina. Dá-nos alguns aspectos importantes sobre a personalidade da Ma e vemos como é que o Jack passa um dia da sua vida. A história começa quando ele faz 5 anos e ele começa a questionar-se do que é que é real e o que não é, e quando vê um rato na cozinha  fica admirado por o rato ser realmente verdadeiro (ele estava convencido que só existiam ratos na TV).

A partir daí (e porque o Jack também está na idade das perguntas) começamos a ver que ele se torna curioso e começa a ver coisas que a mãe não quer que ele saiba.
« Última modificação: Maio 20, 2011, 21:00:44 pm por fapmoreno »
Filipa Moreno.

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Maio 20, 2011, 21:40:40 pm »
Não me parece...
You never needed to hear my thoughts, Gray, because you always listened to my heart.

Offline fapmoreno

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • O Labirinto dos Livros
« Responder #9 em: Maio 20, 2011, 22:24:53 pm »
Esqueci-me de referir que depois, chega a uma situação inevitável que a Ma tem de dizer ao Jack que existe um mundo real, fora do quarto... Parei de ler quando ela diz isso ao Jack.
Até agora está a ser interessante, já tenho as minhas teorias...
Filipa Moreno.

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Maio 20, 2011, 22:26:06 pm »
Mas porque é que só vivem nesse quarto?

Offline Laelany

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Blog
« Responder #11 em: Maio 20, 2011, 23:18:53 pm »
Será que foram raptados pelo Old Nick? Ou será que o Jack é filho do Old Nick?
Fiquei curiosa com o Lovely Bones...Acho que vou tentar encontrar na biblioteca a edição da Casa das Letras. O título em pt é "Visto do Céu".
http://chmeianoite.blogspot.com/
http://www.goodreads.com/laelany

"No one can make you feel inferior without your consent" ~ Eleanor Roosev

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Maio 21, 2011, 00:19:00 am »
Fiquei curiosa com o Lovely Bones...Acho que vou tentar encontrar na biblioteca a edição da Casa das Letras. O título em pt é "Visto do Céu".

Não me tinha apercebido que este tópico era dessa autora... Já ouvi falar muito bem desse livro, Visto do Céu, mas não é uma coisa que eu queira ler, deve ser um drama daqueles...  :o

Fapmoreno, afinal esse livro, Room, está previsto ser publicado pela Porto Editora, em Julho.

Offline fapmoreno

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • O Labirinto dos Livros
« Responder #13 em: Maio 21, 2011, 00:42:45 am »
Não me tinha apercebido que este tópico era dessa autora... Já ouvi falar muito bem desse livro, Visto do Céu, mas não é uma coisa que eu queira ler, deve ser um drama daqueles...  :o

Não é desta autora. Esse livro é que é comparado ao Room. A autora do Visto do Céu é a Alice Sebold. (vê ali em cima na capa... )
« Última modificação: Maio 21, 2011, 00:44:17 am por fapmoreno »
Filipa Moreno.

Offline fapmoreno

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • O Labirinto dos Livros
« Responder #14 em: Maio 21, 2011, 00:47:54 am »
Será que foram raptados pelo Old Nick? Ou será que o Jack é filho do Old Nick?

Essa é a minha teoria. A porta do quarto deles tem um teclado com números e além disso, o Jack quando ouve o Old Nick a entrar diz que se ouve sempre um beep, beep.
Além disso, ele e a Ma todos os dias vão à janela gritar... Há um conjunto de atitudes que me fazem desconfiar. Acho que a Ma está presa lá há muito tempo. Ela até diz que teve o miúdo dentro do quarto. Essa é mesmo a minha teoria.
Vou continuar a ler para descobrir.

Eu já li esse livro há muitos anos, é triste sim, mas é lindo na mesma. É narrado pela miúda que morreu e ela vê as coisas de uma forma muito fantástica. Gostei imenso desse livro.  :)

Fapmoreno, afinal esse livro, Room, está previsto ser publicado pela Porto Editora, em Julho.

Ah, ainda bem.. Faz sentido, o livro está a ter muito sucesso lá fora.  :)
Filipa Moreno.

'SMF 2.0.2 | SMF © 2011, Simple Machines'
Based on imPulse2 design by BlocWeb