Clube Nora Roberts

Por favor Entre ou registe-se.

Autor Tópico: Sugestões para melhoramento do forum  (Lida 12280 vezes)

Offline isa_correia

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Sugestões para melhoramento do forum
« em: Novembro 16, 2012, 17:06:40 pm »
Como todos já notaram este nosso espaço está cada vez mais parado e algumas das pessoas tem vindo a deixar de participar.

Gostaria de aproveitar este tópico para termos um espaço para troca de ideias e sugestões para juntos melhorarmos este nosso "cantinho".
Não posso garantir que todas as sugestões serão aceites e implementadas mas prometo que farei o melhor para que as boas ideias sejam aproveitadas e implementadas.
Jinhos e boas leituras
Isa

"A solidão não existe para o intelectual, para o homem que pensa e lê. Todos podem temê-la, menos ele o homem habituado a encontrar dentro de si o mundo."

Offline yolanda

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Sugestões para melhoramento do forum
« Responder #1 em: Novembro 17, 2012, 19:52:18 pm »
Obrigada Isa por abrires este tópico. Torna-se realmente mais prático termos um sítio especifico para falarmos deste assunto.

Bom.... as minhas propostas passam basicamente por muito do que já foi dito.
Tenho como principais sugestões as seguintes:

- Mais uma moderadora (Isa fazes um excelente trabalho dentro das tuas possibilidades, mas todos compreendemos que existe vida fora daqui e se o trabalho fosse dividido seria muito mais fácil para ti e para o próprio forum seria uma mais valia);

- As moderadoras deveriam ter todas as permissões possíveis para gerir o espaço, uma vez que o administrador não pode estar constantemente presente (Seria útil para casos como este do SPAM);

- a abertura dos passatempos a outras autoras (embora seja um forum sobre a Nora o nosso interesse é variado);

- Compreendo que não deva ser fácil mas era bom que o Admin. estivesse mais presente no forum e até interagisse connosco quando possível (seria uma forma de estreitar a relação com os clientes. Penso que um forum onde esteja presente alguém que trabalhe na Editora e com quem se possa falar para tirar dúvidas e mesmo dar sugestões é um grande incentivo ao público, pois todos gostamos que as nossas opiniões sejam ouvidas. Não sei se consegui explicar bem o meu ponto de vista em relação a esta questão da presença do Admin...)

De momento estas são assim as sugestões de que me recordo, se entretanto me lembrar de mais publico!  ;D

Offline TaniaM

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 17, 2012, 21:06:40 pm »
- Mais uma moderadora (Isa fazes um excelente trabalho dentro das tuas possibilidades, mas todos compreendemos que existe vida fora daqui e se o trabalho fosse dividido seria muito mais fácil para ti e para o próprio forum seria uma mais valia);

- As moderadoras deveriam ter todas as permissões possíveis para gerir o espaço, uma vez que o administrador não pode estar constantemente presente (Seria útil para casos como este do SPAM);

Concordo com este dois pontos até porque já houve 2 moderadoras e um moderador tem de poder mexer no fórum todo quando há problemas...muito bem sugerido!
A ler: Só Nós Dois de Nicholas Sparks

Offline Maria A

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 17, 2012, 21:17:50 pm »
Concordo com tudo o que foi sugerido pela Yolanda, acho que vai de encontro às opiniões que tenho vindo a expor nos últimos tempos.

Maria

Offline fapmoreno

• Bibliófilo
  • live the life you love, love the life you live
    • Ver Perfil
    • O Labirinto dos Livros
« Responder #4 em: Novembro 17, 2012, 22:02:31 pm »
Vou passar para aqui o post que fiz no tópico do passatempo.

Não sei se já criaram o novo espaço, enquanto não existir, vou responder aqui.

Eu fui uma das pessoas que já sugeriu várias coisas para o clube. Sempre me dirigi à editora e aos responsáveis do fórum, porque não creio que os intermediários sejam uma vantagem neste caso. Se eu tenho possibilidade de contactar a editora, porquê enviar sugestões para depois serem reenviadas? Não faz nenhum sentido. Nada contra o facto de seres de facto intermediária entre os leitores e a editora, mas eu prefiro ir à fonte. Faz mais sentido para estas coisas de maior importância.

Uma das minhas sugestões foi voltarem a pôr 2 moderadoras em vez de uma. Nunca percebi porque é que desde que a Sara saiu, não a substituíram como moderadora. Acho que entre uma moderadora e um administrador, que também têm as suas obrigações e os seus trabalhos fora do fórum, o trabalho é muito e parece-me que é demais para tão poucas pessoas. Deviam seguir o exemplo do fórum bang! que é muito mais organizado que este e tem 2 moderadoras, além da administradora. 

Outra foi para haver um melhor "policiamento" dos passatempos. Não percebo porque é que há regras se estas não são cumpridas. Há alguns passatempos atrás, notei que um dos participantes tinha menos de 10 posts. Não percebo porque é que isto é uma obrigação se eles são admitidos nos passatempos. Mas como há tão pouca gente a participar, até percebo. Ou há regras para serem cumpridas, ou não as há.

Já sei que a maior parte das pessoas acha estas sugestões muito rígidas, mas a verdade é que este fórum precisa de organização e precisa de regras mais estáveis, porque senão estão sempre a ser ignoradas e isso faz com a desorganização se perpetue.

Eu vou desenterrar os meus emails com as sugestões e depois, no tópico certo (quando o criarem) volto a expor as sugestões que dei na altura.

Outra coisa que notei foi que alguns tópicos que supostamente iam ser apagados, ainda continuam a viver no fórum, também não percebo porquê, se não têm utilidade.
Outra nota final: porque é que as moderadoras não têm o poder de apagar os tópicos? Acho que é uma perda de tempo e desperdício de recursos, as moderadoras de cada vez que querem apagar tópicos terem que avisar o moderador, que só quando tem disponibilidade é que pode vir cá e apagar e assim o ciclo nunca mais desenvolve e os tópicos vão continuando aqui a proliferar... inúteis.

É o que me lembro agora.
Filipa Moreno.

Offline irishgirl

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 19, 2012, 10:50:11 am »
Também concordo com as duas propostas apresentadas.

Offline Carla121

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 19, 2012, 11:11:42 am »
Obrigada Isa por abrires este tópico. Torna-se realmente mais prático termos um sítio especifico para falarmos deste assunto.

Bom.... as minhas propostas passam basicamente por muito do que já foi dito.
Tenho como principais sugestões as seguintes:

- a abertura dos passatempos a outras autoras (embora seja um forum sobre a Nora o nosso interesse é variado);

- Compreendo que não deva ser fácil mas era bom que o Admin. estivesse mais presente no forum e até interagisse connosco quando possível (seria uma forma de estreitar a relação com os clientes. Penso que um forum onde esteja presente alguém que trabalhe na Editora e com quem se possa falar para tirar dúvidas e mesmo dar sugestões é um grande incentivo ao público, pois todos gostamos que as nossas opiniões sejam ouvidas. Não sei se consegui explicar bem o meu ponto de vista em relação a esta questão da presença do Admin...)

De momento estas são assim as sugestões de que me recordo, se entretanto me lembrar de mais publico!  ;D

Concordo com tudo e quanto ao último item, mais do que todos. É que o fórum nem parece o forum de uma editora, para ser sincera.  :-\

Offline sonia189

• Bibliófilo
  • Book addict
    • Ver Perfil
    • Blog
« Responder #7 em: Novembro 19, 2012, 11:36:21 am »
Também concordo com a ideia de a moderadora ter mais "poder". Na impossibilidade de haver outra pessoa, ao menos que a que aqui está possa ter a hipótese de ser mais activa, principalmente em apagar coisas desnecessárias.

Sugeria também, e aqui se calhar vou um bocado contra a essência do forum (mas sinto que seria benéfico ou então é só de mim e aí deixaria de ter importância), que se mudassem os titulos dos tópicos centrais, particularmente o "Sugestões das Fãs para as Fãs" e o "O Que Gostava que Publicássemos". Ou então não mudar, mas torná-los mais práticos.
Exemplo:
- Há várias sugestões, especialmente em páginas mais enterradas na secção "Sugestões para as Fãs", de autores que não foram publicados em português mas que as fãs sugerem, como indica o titulo do tópico. Mas quando isso acontece há sempre a manifestação de vários membros em como que não pertencem nessa secção, mas sim na "O Que Gostava que Publicássemos", onde se encontram as sugestões de autores não publicados. No entanto, não quer dizer que esses autores sejam escolhas que a editora poderia querer editar, são exactamente apenas sugestões. Claro que, com o tempo, toda agente aqui se habituou a ver as coisas assim e compreendo que é mais fácil manter a mesma linha, eu mesma o faço, mas na minha opinião, uma mudança seria uma melhoria para o fórum.

Assim, eu acho que seria benéfico manter essas secções com um titulo diferente, para que o propósito dos mesmos seja exactamente o que é. Mas sei que sendo o fórum de uma editora, tal não possa mudar.
Mas visto que o fórum foi pensado para fãs e leitores que gostam de inúmeros autores, e quase que ganhou uma certa vida para lá da Nora Roberts, porque não manter os mesmos tópicos, mudar apenas o titulo do "O Que Gostava que Publicássemos" para, por exemplo, "sugestões de língua estrangeira" e criar um novo tópico para sugestões à editora, essas sim com o real intuito de sugerir autores que poderiam ser uma mais valia para a identidade da editora?
Sendo apenas uma sugestão, sei que pode não acontecer nada, mas é o que me deixa mais pensativa acerca do fórum.
** Sónia **

"You say the nicest things" Butch in LR
"Say the word, Qhuinn..." B to Q in LM

"You can get addicted to a certain kind of sadness" by Gotye

Offline Maria A

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 19, 2012, 18:33:18 pm »
Após ler as sugestões da Sónia189, lembrei-me de uma coisa que, no meu caso em particular me aborrece mas não sei se será prático e se mais pessoas pensam como eu... Gostava que separassem as leituras em português das leituras em inglês porque há pessoas que não se controlam com os spoiler's e conseguem arruinar a surpresa da leitura pela primeira vez... Eu sei que é para isso que existe o botão de spoiler... mas mesmo assim há pessoas que não se controlam...
Maria

Offline veruska

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Novembro 19, 2012, 20:08:57 pm »
Após ler as sugestões da Sónia189, lembrei-me de uma coisa que, no meu caso em particular me aborrece mas não sei se será prático e se mais pessoas pensam como eu... Gostava que separassem as leituras em português das leituras em inglês porque há pessoas que não se controlam com os spoiler's e conseguem arruinar a surpresa da leitura pela primeira vez... Eu sei que é para isso que existe o botão de spoiler... mas mesmo assim há pessoas que não se controlam...

Acho que isso depende da pessoa não contar em demasia e colocar no spoiler....
Há autoras que saem em português, mas também se lê em inglês e para ter 2 tópicos abertos: 1 sobre o português e outro sobre o inglês não creio que seja muito prático. Se bem que a SK, Ward e Adrian tenham tópicos nos 2 lados....  ::) :-X  :)

eu concordo com as sugestões que vão dando.
aliás se na altura havia 2 moderadoras e eramos menos, agora com mais pessoal deveria haver na mesma 2.
Sinceramente eu pensei que as moderadoras tivesse mais autonomia, é que sendo assim qual a diferença entre uma moderadora e outra pessoa qualquer?  ???

Agora citando a Yolanda:
Também concordo e agora vou dar uma achega também neste caso: quando foi dos passatempos falou que para grandes leitoras como nós 50 páginas de um livro não custa nada (por mim falo que custa, quando não vou ter o livro há minha disposição para o continuar a ler...), agora pergunto a si que sendo Admin de um forum e trabalhando numa editora também não lhe deve custar ler livros, logo onde andam as suas críticas à Nora (deduzo que já a tenha lido) e outros autores que aqui falamos? 
Os da casa deveriam dar o exemplo.  :)

Offline Maria A

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 19, 2012, 20:14:16 pm »

Acho que isso depende da pessoa não contar em demasia e colocar no spoiler....
Há autoras que saem em português, mas também se lê em inglês e para ter 2 tópicos abertos: 1 sobre o português e outro sobre o inglês não creio que seja muito prático. Se bem que a SK, Ward e Adrian tenham tópicos nos 2 lados....  ::) :-X  :)

Eu também não acho nada prático... E mesmo nessas autoras, apesar de haver 2 tópicos, há alguns spoiler's... Acho isso muito chato porque gosto de ler o livro sem saber muito do enredo...  :-\ :-\ :-\ Tem mesmo que passar por uma sensibilização das pessoas, mas algumas levam a mal!  :-\ :-\ :-\

Concordo que em relação a isso não há assim muito a fazer, tem que partir do bom senso de cada um.

« Última modificação: Novembro 19, 2012, 20:16:24 pm por Maria A »
Maria

Offline Ne_PC

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • Ler Por Gosto Não Cansa
« Responder #11 em: Novembro 19, 2012, 20:38:38 pm »
Eu sou a favor dos spoilers mas respeito o vosso ponto de vista. peço é cuidado ao lerem as opiniões que pus aqui que eu no meu blog nao aviso! Mas da próxima vez terei cuidado em proteger a informação

Offline Maria A

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Novembro 19, 2012, 20:49:39 pm »
Eu sou a favor dos spoilers mas respeito o vosso ponto de vista. peço é cuidado ao lerem as opiniões que pus aqui que eu no meu blog nao aviso! Mas da próxima vez terei cuidado em proteger a informação

Mas se colocares a informação escondida ou avisares que tem spoilers só lê quem quer e assume a responsabilidade... eu gosto muito de ler opiniões e há situações que não me importo de saber, mas imagina um policial ou um livro que tem um acontecimento marcante e isso é revelado antes de ler o livro... Para algumas pessoas não faz mal, para mim o livro perde o interesse... Eu gosto de pensar e criar esquemas à medida que vou lendo... Gosto de mistério! :D
Maria

Offline Ne_PC

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • Ler Por Gosto Não Cansa
« Responder #13 em: Novembro 19, 2012, 20:51:19 pm »

Mas se colocares a informação escondida ou avisares que tem spoilers só lê quem quer e assume a responsabilidade... eu gosto muito de ler opiniões e há situações que não me importo de saber, mas imagina um policial ou um livro que tem um acontecimento marcante e isso é revelado antes de ler o livro... Para algumas pessoas não faz mal, para mim o livro perde o interesse... Eu gosto de pensar e criar esquemas à medida que vou lendo... Gosto de mistério! :D

sim eu percebo isso. No meu caso eu gosto de saber o fim porque depois aprecio melhor o meio!

Offline Maria A

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 19, 2012, 20:54:14 pm »

sim eu percebo isso. No meu caso eu gosto de saber o fim porque depois aprecio melhor o meio!

A sério??? As pessoas são mesmo diferentes... Eu gosto de ir desvendando... :D
Maria

'SMF 2.0.2 | SMF © 2011, Simple Machines'
Based on imPulse2 design by BlocWeb