Clube Nora Roberts

Por favor Entre ou registe-se.

Autor Tópico: Sugestões para melhoramento do forum  (Lida 13559 vezes)

Offline admin

• Administrator
  • Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Re: Sugestões para melhoramento do forum
« Responder #15 em: Novembro 20, 2012, 23:29:09 pm »
- Mais uma moderadora (Isa fazes um excelente trabalho dentro das tuas possibilidades, mas todos compreendemos que existe vida fora daqui e se o trabalho fosse dividido seria muito mais fácil para ti e para o próprio forum seria uma mais valia);

Este assunto será debatido internamente e em privado.

- As moderadoras deveriam ter todas as permissões possíveis para gerir o espaço, uma vez que o administrador não pode estar constantemente presente (Seria útil para casos como este do SPAM);

Verdade. Já tentei por diversas vezes alterar (aumentar) as permissões da moderação, mas não consigo. Presumo que o painel de controlo das permissões não esteja a funcionar a 100%.
É um problema a resolver com os nossos webmasters...

- a abertura dos passatempos a outras autoras (embora seja um forum sobre a Nora o nosso interesse é variado);

Já o fizemos no passado, mas é sempre uma boa ideia voltarmos a fazê-lo. Às vezes não é fácil disponibilizar os livros... mas vou tentar.

- Compreendo que não deva ser fácil mas era bom que o Admin. estivesse mais presente no forum e até interagisse connosco quando possível (seria uma forma de estreitar a relação com os clientes. Penso que um forum onde esteja presente alguém que trabalhe na Editora e com quem se possa falar para tirar dúvidas e mesmo dar sugestões é um grande incentivo ao público, pois todos gostamos que as nossas opiniões sejam ouvidas. Não sei se consegui explicar bem o meu ponto de vista em relação a esta questão da presença do Admin...)

Verdade, tenho andado bastante arreadado do fórum. Vários motivos (pessoais e profissionais) têm contribuido para isso. Só posso prometer que vou tentar inverter esta situação e passar a estar mais presente e a ser mais interventivo.
Aqui tenho que deixar um agradecimento especial à nossa moderadora que tem sido, nestes últimos tempos, os meus olhos e ouvidos no fórum e me tem alertado para as questões mais sensíveis que têm surgido.

O eterno mistério do Mundo é a possibilidde de ser compreendido.
ALBERT EINSTEIN

Offline admin

• Administrator
  • Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Novembro 20, 2012, 23:52:28 pm »
Uma das minhas sugestões foi voltarem a pôr 2 moderadoras em vez de uma.   

Já respondi em cima.

Outra foi para haver um melhor "policiamento" dos passatempos. Não percebo porque é que há regras se estas não são cumpridas. Há alguns passatempos atrás, notei que um dos participantes tinha menos de 10 posts. Não percebo porque é que isto é uma obrigação se eles são admitidos nos passatempos. Mas como há tão pouca gente a participar, até percebo. Ou há regras para serem cumpridas, ou não as há.

Eu sempre interpretei estas regras como sendo uma forma de desencorajar as participações oportunistas e não impedir a participação a alguém que não tem efetivamente os 10 posts (até porque é fácil colocar 10 posts de "palha" só para fzer o número).
No entanto, compreendo a exigência para que as regras sejam cumpridas. Faremos o seguite doravante: consideraremos todos os nomes no sorteio, mas, no fim, teremos o cuidado de verificar se algum dos nomes sorteados não cumpre o critério dos 10 posts. Se assim for, esse nome será descartado e será sorteado um outro.

Outra coisa que notei foi que alguns tópicos que supostamente iam ser apagados, ainda continuam a viver no fórum, também não percebo porquê, se não têm utilidade.

Bem, confesso que esta é uma questão que me deixa hesitante... Não a questão em si, mas o facto da eliminação dos tópicos, e é isso que às vezes os faz ficarem um pouco mais.
Passo a explicar. Eu acho que pode ser muito aborrecido (ofensivo até) que, alguém que se dá ao trabalho de participar, escrevendo um tópico, veja esse mesmo tópico apagado sem razão aparente. Por isso, por vezes hesito e deixo o tópico mais algum tempo para que essa pessoa possa ver a mensagem da moderadora a explicar a razão da eliminação do seu tópico.

Outra nota final: porque é que as moderadoras não têm o poder de apagar os tópicos?

Também já respondi.
ALBERT EINSTEIN

Offline admin

• Administrator
  • Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Novembro 21, 2012, 00:06:26 am »
Também concordo com a ideia de a moderadora ter mais "poder". Na impossibilidade de haver outra pessoa, ao menos que a que aqui está possa ter a hipótese de ser mais activa, principalmente em apagar coisas desnecessárias.

Sugeria também, e aqui se calhar vou um bocado contra a essência do forum (mas sinto que seria benéfico ou então é só de mim e aí deixaria de ter importância), que se mudassem os titulos dos tópicos centrais, particularmente o "Sugestões das Fãs para as Fãs" e o "O Que Gostava que Publicássemos". Ou então não mudar, mas torná-los mais práticos.
Exemplo:
- Há várias sugestões, especialmente em páginas mais enterradas na secção "Sugestões para as Fãs", de autores que não foram publicados em português mas que as fãs sugerem, como indica o titulo do tópico. Mas quando isso acontece há sempre a manifestação de vários membros em como que não pertencem nessa secção, mas sim na "O Que Gostava que Publicássemos", onde se encontram as sugestões de autores não publicados. No entanto, não quer dizer que esses autores sejam escolhas que a editora poderia querer editar, são exactamente apenas sugestões. Claro que, com o tempo, toda agente aqui se habituou a ver as coisas assim e compreendo que é mais fácil manter a mesma linha, eu mesma o faço, mas na minha opinião, uma mudança seria uma melhoria para o fórum.

Assim, eu acho que seria benéfico manter essas secções com um titulo diferente, para que o propósito dos mesmos seja exactamente o que é. Mas sei que sendo o fórum de uma editora, tal não possa mudar.
Mas visto que o fórum foi pensado para fãs e leitores que gostam de inúmeros autores, e quase que ganhou uma certa vida para lá da Nora Roberts, porque não manter os mesmos tópicos, mudar apenas o titulo do "O Que Gostava que Publicássemos" para, por exemplo, "sugestões de língua estrangeira" e criar um novo tópico para sugestões à editora, essas sim com o real intuito de sugerir autores que poderiam ser uma mais valia para a identidade da editora?
Sendo apenas uma sugestão, sei que pode não acontecer nada, mas é o que me deixa mais pensativa acerca do fórum.

Parece-me que os títulos dos quadros (juntamente com a legenda complementar) são bastante claros:

Sugestões das fãs para as fãs - Livros e autores sugeridos pelas fãs
São livros que as fãs gostam e sugerem a outras fãs. Estes livros podem já ter sido editados em Portugal ou não - é irrelevante.

O que gostava que publicássemos? - Sugira os livros que mais gosta à Chá das Cinco
São livros que as fãs gostariam de ver publicados por nós. Mais uma vez, podemos estra a falar de livros em língua estrangeira, mas não só - pode ser um livro em português do Brasil, ou mesmo um livro já publicado em Portugal, mas que já não se encontre à venda.

Dito isto, separar tópicos por "língua estrangeira / língua portuguesa" não faz sentido.

Claro que apesar de tudo, e por mais claros que sejam os títulos dos quadros, haverá sempre alguém a colocar tópicos nos locais errados - faz parte.

ALBERT EINSTEIN

Offline admin

• Administrator
  • Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Novembro 21, 2012, 00:11:07 am »
Após ler as sugestões da Sónia189, lembrei-me de uma coisa que, no meu caso em particular me aborrece mas não sei se será prático e se mais pessoas pensam como eu... Gostava que separassem as leituras em português das leituras em inglês porque há pessoas que não se controlam com os spoiler's e conseguem arruinar a surpresa da leitura pela primeira vez... Eu sei que é para isso que existe o botão de spoiler... mas mesmo assim há pessoas que não se controlam...

Parte da questão já está respondida.

Quanto aos spoilers... o problema é o mesmo - por muito que se separem as questões, haverá sempre alguém a colocar spoilers sem o devido cuidado.
No entanto, confesso que também sou bastante avesso a spoilers... podemos instituir a regra de que mensagens contendo spoilers não protegidos poderão ser apagadas sem aviso - mas isto leva à questão da eliminação das mensagens, que deixei em cima... temos que estudar esta questão com cuidado!
ALBERT EINSTEIN

Offline admin

• Administrator
  • Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Novembro 21, 2012, 00:50:53 am »
Acho que isso depende da pessoa não contar em demasia e colocar no spoiler....
Há autoras que saem em português, mas também se lê em inglês e para ter 2 tópicos abertos: 1 sobre o português e outro sobre o inglês não creio que seja muito prático. Se bem que a SK, Ward e Adrian tenham tópicos nos 2 lados....  ::) :-X  :)

A questão não se prende apenas com o facto de as leitoras das edições inglesas levarem avanço. Há muita gente (não tanta como gostaríamos, mas... enfim) a descobrir a Nora Roberts a cada dia. Imagine-se alguém que começa agora a ler o "Dama Negra". Gosta tanto das primeiras páginas que decide pesquisar mais livros da autora na Net e acaba por chegar a este fórum. Abre um tópico e lê como o livro vai acabar... Se isto me acontecesse, nunca mais cá voltava.

Agora citando a Yolanda:
- Compreendo que não deva ser fácil mas era bom que o Admin. estivesse mais presente no forum e até interagisse connosco quando possível (seria uma forma de estreitar a relação com os clientes. Penso que um forum onde esteja presente alguém que trabalhe na Editora e com quem se possa falar para tirar dúvidas e mesmo dar sugestões é um grande incentivo ao público, pois todos gostamos que as nossas opiniões sejam ouvidas. Não sei se consegui explicar bem o meu ponto de vista em relação a esta questão da presença do Admin...)
Também concordo e agora vou dar uma achega também neste caso: quando foi dos passatempos falou que para grandes leitoras como nós 50 páginas de um livro não custa nada (por mim falo que custa, quando não vou ter o livro há minha disposição para o continuar a ler...), agora pergunto a si que sendo Admin de um forum e trabalhando numa editora também não lhe deve custar ler livros, logo onde andam as suas críticas à Nora (deduzo que já a tenha lido) e outros autores que aqui falamos? 
Os da casa deveriam dar o exemplo.  :)

ahahahah... boa questão, muito boa mesmo. Hummm... é impressão minha ou é uma questão "armadilhada"?
Bem... responder diretamente implica revelar alguns "segredos"... mas cá vai:

Continuo a achar que, para fãs de Nora Roberts, ler 50 páginas de um dos novos romances não deveria constituir um sacrifício - isto quando, para mais, estamos a falar na possibilidade de ganhar um livro como prémio. Ora, esta situação não se aplica a mim - não só não entro no sorteio, como também não sou fã da autora. Pensado bem... isto deveria ser óbvio pelo simples facto de, como diz, nunca terem visto uma crítica minha a nenhum livro da Nora Roberts.

Quanto ao sacrifício se dever a não ter o resto do livro para continuar a ler... aqui entra outro "segredo". Não se esqueçam que o grupo SdE, apesar de ser dos mais generosos, com as melhores promoções e ofertas que conheço, não deixa de ser uma empresa. Nós dependemos do que vendemos para continuar a subsistir. É nossa esperança que, pelo menos algumas de vós, que participam nos nossos passatempos, se entusiasmem o suficiente com a leitura da amostra que, mesmo não ganhando o livro, vão depois comprá-lo quando sair. Julgo que não podem levar a mal esta "artimanha"... é a nossa forma de tentar auto-patrocinar os passatempos.
Aceito sugestões para tentar acabar com a batota da pesquisa das palavras   >:( ;)
ALBERT EINSTEIN

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
  • Recicla. O mundo é o nosso jardim.
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Novembro 21, 2012, 09:43:34 am »

Não é que seja uma sugestão de melhoria, mas adorava que o perfil não tivesse o nº de posts dos utilizadores. Ou pode ter no perfil (quando se clica em cima de um "membro" para ver as suas informações), mas o nº de posts bão estar visível por baixo do avatar de cada utilizador, em todos os posts.
You never needed to hear my thoughts, Gray, because you always listened to my heart.
Dillon to Gray, in Eternal Beast, by Laura Wright

Offline Titinha

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Novembro 21, 2012, 10:18:38 am »
Outra coisa que notei foi que alguns tópicos que supostamente iam ser apagados, ainda continuam a viver no fórum, também não percebo porquê, se não têm utilidade.

Bem, confesso que esta é uma questão que me deixa hesitante... Não a questão em si, mas o facto da eliminação dos tópicos, e é isso que às vezes os faz ficarem um pouco mais.
Passo a explicar. Eu acho que pode ser muito aborrecido (ofensivo até) que, alguém que se dá ao trabalho de participar, escrevendo um tópico, veja esse mesmo tópico apagado sem razão aparente. Por isso, por vezes hesito e deixo o tópico mais algum tempo para que essa pessoa possa ver a mensagem da moderadora a explicar a razão da eliminação do seu tópico.

Acho que aqui até seria facil de resolver a questão da "explicar a razão a eliminação do seu tópico", basta enviar por PM e e-mail a razão do tópcio "x" ter sido eliminado, como não se elimina assim tantos tópicos o "trabalho" não seria muito. :)

"Imora thea mi savur" - palavras de Ash

http://ficaasaber.blogs.sapo.pt/
Blog de Queijadinhas e Doces - http://tiasonia.blogs.sapo.pt/

Offline Nataxxa

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Novembro 21, 2012, 10:21:42 am »
Aceito sugestões para tentar acabar com a batota da pesquisa das palavras   >:( ;)

Eu sou uma das participantes que utiliza essa opção e não tenho problemas nenhuns em dizê-lo. Faço pela razão que já foi aqui apontada anteriormente: se ler tudo, vou-me lembrar do que li quando começar mesmo a ler o livro, no entanto há sempre pormenores que nos falham ou que já nos esquecemos e por isso convém ler de novo. Tendo em conta a minha falta de tempo ultimamente que me faz não ter tempo para ler (e também participar mais no fórum), seria um desperdício de tempo ler a mesma coisa duas vezes.

No entanto, parece-me que a questão já começa a ser resolvida porque as perguntas que têm sido feitas nem sempre são fáceis de pesquisar para achar de imediato a resposta. Lamento se alguém (incluindo a própria editora) achar que estou a fazer batota e não estou a ser justa (ainda que todos os participantes possam fazer o mesmo) e tenho a perfeita noção que não sou a leitora/cliente que mais interessa à qualquer editora porque não vou a correr comprar os livros mal eles saem e tento ao máximo aproveitar as promoções.

Posto isto, se acharem por bem (e não estou contra, atenção) eliminarem esse tipo de participações, estão no vosso direito de o fazer, apenas irão deixar de ter mais uma participação nos passatempos. Não estou a fazer nenhum tipo de "chantagem", apenas  estou a dizer as razões para fazer o que faço.

Offline Maria A

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Novembro 21, 2012, 10:47:28 am »
Após ler as sugestões da Sónia189, lembrei-me de uma coisa que, no meu caso em particular me aborrece mas não sei se será prático e se mais pessoas pensam como eu... Gostava que separassem as leituras em português das leituras em inglês porque há pessoas que não se controlam com os spoiler's e conseguem arruinar a surpresa da leitura pela primeira vez... Eu sei que é para isso que existe o botão de spoiler... mas mesmo assim há pessoas que não se controlam...

Parte da questão já está respondida.

Quanto aos spoilers... o problema é o mesmo - por muito que se separem as questões, haverá sempre alguém a colocar spoilers sem o devido cuidado.
No entanto, confesso que também sou bastante avesso a spoilers... podemos instituir a regra de que mensagens contendo spoilers não protegidos poderão ser apagadas sem aviso - mas isto leva à questão da eliminação das mensagens, que deixei em cima... temos que estudar esta questão com cuidado!

Agradeço a resposta... Eu sei que esta questão depende do bom senso de cada um, mas é muito aborrecido, para mim, saber certos pormenores que me arruínam a leitura, tal como diz numa resposta à Veruska, salvo erro, perde-se a vontade de aqui aparecer. Ainda não deixei de vir, mas não me apetece estar a debater argumentos com as pessoas que fazem spoiler e não percebem porque é que isso aborrece os outros porque chega a um ponto que dá "discussão". Há tópicos que já não visito e são autoras que adoro.

Quanto ao facto de ter que ler 50 páginas para participar no passatempo... Para mim os livros da Nora são obrigatórios ou quase... Normalmente compro todos... Se tiver que ler as 50 páginas não participo no passatempo. Não concordo que a pesquisa no documento seja uma batota, é uma forma de poder agradar a todos... Participo e não fico a saber muito do enredo e posso comprar o livro para o devorar... 
Maria

Offline Titinha

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Novembro 21, 2012, 11:15:47 am »

Não tinha lido esta parte antes, lol ou então "passei" por cima sem prestar a atenção é do sono!

hahaha então coloquem perguntas só das primeiras 5 páginas... ;D
Porque como já foi dito por mim, ter que ler o excerto é o ponto principal para não ter vontade de participar... ;)
« Última modificação: Novembro 21, 2012, 11:17:57 am por Titinha »

Offline yolanda

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Novembro 21, 2012, 12:00:07 pm »
Agradeço desde já ao Admin as respostas às nossas questões  :) É sempre bom ouvir o outro lado da questão e saber que já estão a ser pensadas soluções.

Em relação a esta parte:
Quanto ao sacrifício se dever a não ter o resto do livro para continuar a ler... aqui entra outro "segredo". Não se esqueçam que o grupo SdE, apesar de ser dos mais generosos, com as melhores promoções e ofertas que conheço, não deixa de ser uma empresa. Nós dependemos do que vendemos para continuar a subsistir. É nossa esperança que, pelo menos algumas de vós, que participam nos nossos passatempos, se entusiasmem o suficiente com a leitura da amostra que, mesmo não ganhando o livro, vão depois comprá-lo quando sair. Julgo que não podem levar a mal esta "artimanha"... é a nossa forma de tentar auto-patrocinar os passatempos.

Acho que todas compreendemos e não devemos sequer levar a mal essa estratégia, pois como foi dito a SDE é uma empresa e tem de vender e para isso tem de arranjar formas de se promover. É legítimo   :)
Não é o nº de páginas que me chateia, mas como disse a Titinha (se não tou em erro), dá-me "raiva" ter de ler o excerto de um livro que sei que muito provavelmente vou gostar mas que não vou poder comprar assim que sair.

Penso que aqui a "procura de palavras" não é batota, porque todas podemos fazê-lo não trazendo desvantagem a ninguém. Acabamos na mesma por ter de ler bocados do texto para ver se realmente a coisa tá bem contextualizada, é uma forma de pouparmos tempo e de não termos de ler algo que mais tarde vamos ter de reler.

Offline Titinha

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Novembro 21, 2012, 12:12:22 pm »
Não é o nº de páginas que me chateia, mas como disse a Titinha (se não tou em erro), dá-me "raiva" ter de ler o excerto de um livro que sei que muito provavelmente vou gostar mas que não vou poder comprar assim que sair.

Penso que aqui a "procura de palavras" não é batota, porque todas podemos fazê-lo não trazendo desvantagem a ninguém. Acabamos na mesma por ter de ler bocados do texto para ver se realmente a coisa tá bem contextualizada, é uma forma de pouparmos tempo e de não termos de ler algo que mais tarde vamos ter de reler.

Sim, Yolanda, não me chateia ler, amo ler o que me "chateia" é quando compro o livro (da Nora já sei logo à partida que o compro, assim como se for a SK ou a Briggs, e até da Feehan, compro com ou sem passatempo) é ter que ler 84 páginas (falo do último livro) de algo que já li... Sou sincera, já aconteceu em passatempos passado saltar o que li no excerto, porque queria continuar na desconberta e não reler o que já sabia e voltanto a ser sincera, os livros estão caros, os orçamentos cada vez mais pequenos e comprar um livro sabendo logo que já tenho lido 1/3, tira-me a "pica"...

E prontos, fui sincera do fundo do coração! :)

Offline sonia189

• Bibliófilo
  • Book addict
    • Ver Perfil
    • Blog
« Responder #27 em: Novembro 21, 2012, 12:27:35 pm »
Sugeria também, e aqui se calhar vou um bocado contra a essência do forum (mas sinto que seria benéfico ou então é só de mim e aí deixaria de ter importância), que se mudassem os titulos dos tópicos centrais, particularmente o "Sugestões das Fãs para as Fãs" e o "O Que Gostava que Publicássemos". Ou então não mudar, mas torná-los mais práticos.
Parece-me que os títulos dos quadros (juntamente com a legenda complementar) são bastante claros:
Sugestões das fãs para as fãs - Livros e autores sugeridos pelas fãs
São livros que as fãs gostam e sugerem a outras fãs. Estes livros podem já ter sido editados em Portugal ou não - é irrelevante.
O que gostava que publicássemos? - Sugira os livros que mais gosta à Chá das Cinco
São livros que as fãs gostariam de ver publicados por nós. Mais uma vez, podemos estra a falar de livros em língua estrangeira, mas não só - pode ser um livro em português do Brasil, ou mesmo um livro já publicado em Portugal, mas que já não se encontre à venda.
Dito isto, separar tópicos por "língua estrangeira / língua portuguesa" não faz sentido.
Claro que apesar de tudo, e por mais claros que sejam os títulos dos quadros, haverá sempre alguém a colocar tópicos nos locais errados - faz parte.
Obrigada pela sua resposta. Compreendo por que a justificou, embora ache que devesse existir uma distinção de sugestões não publicadas para as fãs e para a editora. De qualquer modo, mais uma vez obrigada por responder.
** Sónia **

"You say the nicest things" Butch in LR
"Say the word, Qhuinn..." B to Q in LM

"You can get addicted to a certain kind of sadness" by Gotye

Offline yolanda

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Novembro 21, 2012, 13:09:10 pm »

Sim, Yolanda, não me chateia ler, amo ler o que me "chateia" é quando compro o livro (da Nora já sei logo à partida que o compro, assim como se for a SK ou a Briggs, e até da Feehan, compro com ou sem passatempo) é ter que ler 84 páginas (falo do último livro) de algo que já li... Sou sincera, já aconteceu em passatempos passado saltar o que li no excerto, porque queria continuar na desconberta e não reler o que já sabia e voltanto a ser sincera, os livros estão caros, os orçamentos cada vez mais pequenos e comprar um livro sabendo logo que já tenho lido 1/3, tira-me a "pica"...

E prontos, fui sincera do fundo do coração! :)

Claro Titinha, eu concordo contigo  ;D

Offline veruska

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Novembro 21, 2012, 19:31:35 pm »
Bem a questão que coloquei não era armadilhada, pelo menos não foi com essa intenção  ;D
Quanto a questão da Nora já tinha deduzido que não era das suas autoras de eleição  ;D lol

E claro que entendo que a SDE é acima de tudo uma empresa, logo quer vender, mas tanta página de um excerto para participar é chato... e eu também sou daquelas que faz batota...

Quanto aos spoilers - para mim acho que cada pessoa tem de ter bom senso e saber quando está ou não a escrever demais e colocar na caixinha respetiva. Não custa nada....
E nem acho que as pessoas devam ficar melindradas por serem chamadas a atenção por isto ou por aquilo, às vezes pode ser distração...

'SMF 2.0.2 | SMF © 2011, Simple Machines'
Based on imPulse2 design by BlocWeb