Clube Nora Roberts

Por favor Entre ou registe-se.

Autor Tópico: Fredrik Backman  (Lida 571 vezes)

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
  • Recicla. O mundo é o nosso jardim.
    • Ver Perfil
Fredrik Backman
« em: Junho 10, 2017, 09:56:28 am »
Vindo da Suécia mas longe de ser um policial como os que têm despertado tanto interesse:

Um Homem Chamado Ove

À primeira vista, Ove é o homem mais rabugento do mundo. Sempre foi assim, mas piorou desde a morte da mulher, que ele adorava. Agora que foi despedido, Ove decide suicidar-se. Mal sabe ele as peripécias em que se vai meter. Um jovem casal recém-chegado destrói-lhe a caixa de correio, o seu amigo mais antigo está prestes a ser internado a contragosto num lar, e um gato vadio dá-se a conhecer.

Ove vê-se obrigado a adiar o fim para ajudar a resolver, muito contrariado, uma série de pequenas e grandes crises. Este livro simultaneamente hilariante e encantador fala-nos de amizades inesperadas e do impacto profundo que podemos ter na vida dos outros.

A minha singela opinião:
Ove é muito resmungão! Dá vontade de rir quando é um personagem de um livro, mas se fosse real, daria vontade de esganá-lo. LOL

Ove foi um personagem muito singular que me fez rir e comover. A sua devoção à esposa, Sonja, já falecida, a dedicação às suas rotinas e a forma como se deixou levar por um gato vadio e pelos novos vizinhos, que incluem uma grávida mandona e o seu marido esgalgado, foi uma delícia de ler. Mesmo numa noite muito mal dormida em que o cérebro não descansava, Ove foi uma distração muito bem vinda.

Decididamente, este é um livro que vale a pena.
You never needed to hear my thoughts, Gray, because you always listened to my heart.
Dillon to Gray, in Eternal Beast, by Laura Wright

Offline veruska

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Fredrik Backman
« Responder #1 em: Junho 11, 2017, 19:52:48 pm »
Também já foi adaptado ao cinema.

http://www.imdb.com/title/tt4080728/

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 12, 2017, 09:10:56 am »
Saiu cá em Portugal?
You never needed to hear my thoughts, Gray, because you always listened to my heart.

Offline veruska

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Junho 12, 2017, 09:40:25 am »
Saiu cá em Portugal?

Saiu sim, mas muito despercebido.

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 13, 2017, 08:18:00 am »
Oh que pena, gostava de ter visto...

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 09, 2018, 17:21:31 pm »
Livro novo a 19-04-2018 e eu quero.

A Minha Avó Pede Desculpa

Elsa tem sete anos de idade, quase oito, e é diferente. Para já, tem como melhor - e única - amiga a avó de setenta e sete anos de idade, que é doida: não levemente taralhoca, mas doida varrida a sério, capaz de se pôr à varanda a tentar atingir pessoas que querem falar sobre Jesus com uma arma de paintball, ou assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste. Todas as noites, Elsa refugia-se nas histórias da Avozinha, cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Acordar, um reino mágico onde o normal é ser diferente.

Quando a Avozinha morre de repente e deixa uma série de cartas a pedir desculpa às pessoas que prejudicou, tem início a maior aventura de Elsa. As cartas levam-na a descobrir o que se esconde por detrás das vidas de cada um dos estranhíssimos moradores de um prédio muito especial, mas também à verdade sobre contos de fadas, reinos encantados e a forma como as escolhas do passado de uma mulher ímpar criam raízes no futuro dos que a conheceram.

A minha avó pede desculpa é uma belíssima história, contada com o mesmo sentido de humor e a mesma emoção que o romance de estreia de Fredrik Backman, o bestseller internacional Um homem chamado Ove.

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 08, 2018, 15:58:05 pm »
Esta semana li "A Minha Avó Pede Desculpa".

Deste autor, gostei muito mais de "Um Homem Chamado Ove". Se eu soubesse que este livro tinha um toque de fantasia à Crónicas de Nárnia, não o teria lido. Foi uma parte do livro que não gostei mesmo nada.

Com exceção da parte fantástica, adorei a pequena Elsa, tem uma piada tão grande! LOL Também gostei como se vai conhecendo os outros moradores do prédio e as ligações entre si. Achei emotivo que a Avozinha deixasse cartas a todos, todas as cartas com um toque pessoal de desculpas. E que Avozinha aquela, completamente doida, mas tão engraçada e fez muito por muita gente.

Offline isa_correia

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Julho 05, 2018, 14:24:11 pm »
Finalmente comecei a ler o "Um homem chamado Ove"
Jinhos e boas leituras
Isa

"A solidão não existe para o intelectual, para o homem que pensa e lê. Todos podem temê-la, menos ele o homem habituado a encontrar dentro de si o mundo."

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Julho 05, 2018, 16:18:13 pm »

Esse sim, vale a pena.  ;) Espero que gostes.

Offline isa_correia

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Julho 09, 2018, 16:05:45 pm »

Esse sim, vale a pena.  ;) Espero que gostes.

Gostei tanto
Que homem rabugento mas dei por mim a sorrir uma serie de vezes ao longo do livro.
Entre as resmunguises de Ove, o gato vadio, as lembranças deliciosas com a Sonja, e a sua vizinha gravida e mandona e as filhas este livro é cheio de personagens ternurentas.
Adorei a forma como o Ove tão rigido nas suas regras e rotinas, aceita e até defende as pessoas diferentes, assim como o Jimmy e o Amel.

Sinceramente um livro que vale mesmo a pena.
Jinhos e boas leituras
Isa

"A solidão não existe para o intelectual, para o homem que pensa e lê. Todos podem temê-la, menos ele o homem habituado a encontrar dentro de si o mundo."

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Julho 10, 2018, 08:57:10 am »
Fico tão contente que tenhas gostado. Claro que se Ove fosse uma pessoa real, dava vontade de matá-lo, mas isso é só um aparte.  ;D ;D ;D

Offline isa_correia

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Julho 11, 2018, 10:48:45 am »
Fico tão contente que tenhas gostado. Claro que se Ove fosse uma pessoa real, dava vontade de matá-lo, mas isso é só um aparte.  ;D ;D ;D

Completamente! Mas a mim fez-me rir, e aquela vizinha gravida dele também era o maximo. Ter uma vizinha assim sempre a entrar-me pela casa adentro também não sei se ia gostar...
Jinhos e boas leituras
Isa

'SMF 2.0.2 | SMF © 2011, Simple Machines'
Based on imPulse2 design by BlocWeb