Clube Nora Roberts

Por favor Entre ou registe-se.

Autor Tópico: Hakan Nesser  (Lida 229 vezes)

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
  • Recicla. O mundo é o nosso jardim.
    • Ver Perfil
Hakan Nesser
« em: Março 11, 2018, 12:03:18 pm »
O Olhar da Mente (Inspetor Van Veeteren, #1)

Uma manhã, o conceituado professor Janek Mitter acorda completamente desorientado no seu apartamento. Com a cabeça a latejar, sem se lembrar de nada da noite anterior, vagueia pela casa até encontrar a mulher, Eva Ringmar, morta na banheira. Apesar de Mitter ter chamado logo a polícia, é considerado o principal suspeito do crime.

Quando o experiente inspetor Van Veeteren é chamado para investigar o caso, duvida imediatamente da simplicidade do mesmo, mas Mitter acaba por ser julgado pelo homicídio da sua companheira e é condenado a cumprir pena num hospital psiquiátrico.

Quando, pouco tempo depois, o professor aparece assassinado no hospício, Van Veeteren reabre o caso e avança com uma investigação às duas mortes. Partindo de uma carta enviada por Mitter pouco tempo antes da sua morte, o inspetor entra numa aterradora viagem a um passado terrivelmente sombrio.

Van Veeteren é, de facto, um personagem peculiar, mas fico na dúvida se é doido, engraçado, as duas coisas, ou algo diferente...
Bem, seja lá o que for, se o desenrolar do caso tivesse sido diferente, eu teria gostado muito mais, não tenho dúvidas disso. O caso policial era interessante, as personagens todas foram diferentes do habitual, mas num bom sentido, só não fiquei convencida, na parte mais final do livro, aí a umas 50 páginas do fim, da forma como foi descrito que Van Veeteren encontrou as ligações e percebeu quem era o assassino. Parece que foi uma ideia assim tirada do ar e desiludiu-me. No entanto, a identidade do assassino e os seus motivos, sim, foram uma surpresa.
Spoiler (click to show/hide)

- Agradeço-lhe muito, Dr.ª Kempf. Se alguma vez for presa, telefone-me e eu vou libertá-la.
Ela sorriu e esfregou os dedos.
- Não é necessário, inspetor-chefe. Arranjarei maneira de fugir.

~ Pág. 185

You never needed to hear my thoughts, Gray, because you always listened to my heart.
Dillon to Gray, in Eternal Beast, by Laura Wright

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Hakan Nesser
« Responder #1 em: Março 11, 2018, 12:05:24 pm »
E o 2º livro, que também vou ler:

A Próxima Vítima (Inspetor Van Veeteren, #2)

Kaalbringen. Uma pequena cidade costeira na Suécia. Toda a gente se conhece. Toda a gente confia no seu vizinho. À noite, ninguém fecha a porta de casa. Até que surgem, em rápida sucessão, dois cadáveres. Ambos os homens foram assassinados.
Ambos foram, ao que parece, atacados com a mesma arma: um machado. A polícia local está desesperada.

O inspetor Van Veeteren é chamado ao local, mas nem ele consegue uma solução imediata para o problema. O assassino, aparentemente, não cometeu erros. Quando um terceiro cadáver surge, todos redobram esforços, mas a informação disponível é praticamente nula. Van Veeteren e a polícia não sabem o que fazer. Já seguiram todas as ideias e investigaram todas as pistas, mesmo as mais vagas.
Apenas quando uma das agentes da polícia local desaparece, sem deixar rasto, é que Van Veeteren percebe que o assassino está a
jogar um jogo. E que ele é o seu adversário.

Sem pistas, sem suspeitos, sem solução à vista.
Quem será a próxima vítima?
You never needed to hear my thoughts, Gray, because you always listened to my heart.

Offline isa_correia

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 29, 2018, 11:04:54 am »
Gostei :)
Vou ficar de olho  ;)
Jinhos e boas leituras
Isa

"A solidão não existe para o intelectual, para o homem que pensa e lê. Todos podem temê-la, menos ele o homem habituado a encontrar dentro de si o mundo."

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 29, 2018, 13:48:47 pm »
Gostei :)
Vou ficar de olho  ;)

Vou começa-lo hoje. Vamos lá ver se é um pouco melhor que o primeiro.

Offline sonia.cristina

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Abril 01, 2018, 18:36:08 pm »
Terminei  A Próxima Vítima, o segundo livro.

Antes de mais, deixem-me dizer que gostei dos personagens, especialmente de Van Veeteren, acho-o muito engraçado e acho que tem uma forma de estar na vida e lidar com os outros, sejam quem forem, que é espetacular.  ;D Também é giro ler um policial mais lento, mas com um enredo interessante em que fico ali a coçar as ideias a tentar adivinhar quem é o assassino.  ??? ::)

À semelhança do primeiro livro, o final é que veio estragar tudo. Curiosamente, também à semelhança do primeiro volume da série, a identidade do assassino foi uma surpresa; tinha pensado nele mas descartei-o porque houve uns pormenores que não batiam certo mas também sou a primeira a admitir que é possível eu estar enganada na minha perceção desses pormenores. Fiquei desiludida com o final e não voltei atrás a confirmá-los.

Spoiler (click to show/hide)

'SMF 2.0.2 | SMF © 2011, Simple Machines'
Based on imPulse2 design by BlocWeb